PREFEITO ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO CIPÓ VELHAS

O Prefeito, Sr.André Torres juntamente com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, na busca por solucionar os diversos problemas derivados pela crescente geração de resíduos sólidos urbano, assinou no dia 28/06/2018, na Câmara Municipal o “PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO CIPÓ VELHAS“. O consórcio conta com as participações, além do município de Santana do Riacho, com as cidades vizinhas; Jaboticatubas, Santana do Pirapama, Funilândia, Jequitibá e Baldim.

AUMENTO DA FROTA

O Município, através do Exmo. Prefeito, Sr. André Ferreira torres, após diversas intervenções junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, será contemplado com  mais um ônibus para o transporte  de estudantes.

DÍVIDA DO GOVERNO DO ESTADO COM SANTANA DO RIACHO SOMA MAIS DE 1 MILHÃO.

 

A dívida do governo do Estado com os municípios mineiros foi nesta terça-feira (19) o tema principal entre os prefeitos que participam do 35º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. A organização do evento disponibilizou um espaço com um telão interativo que indica o atraso dos repasses estaduais, como os relativos a ICMS, IPVA e transporte escolar, para cada cidade.

No “Painel da Dívida”, prefeitos e vereadores poderam solicitar que a quantia devida pelo Estado fosse incluída e exibida no telão. Segundo nosso Prefeito Sr. André Ferreira torres, a dívida tem prejudicado e quase inviabilizado os trabalhos na prefeitura. “Santana do Riacho nunca passou por uma crise dessa. A gente espera que o governador Fernando Pimentel se sensibilize e zere essa conta.

A Prefeitura de Santana do Riacho, tem uma quantia de mais de R$ 1 milhão a receber do governo de Minas. “Para atender a população, precisamos desses recursos. Queremos melhorar a vida das pessoas, mas, para isso, precisamos dos repasses”, contou.

1º AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PME 2016/2017

Audiência Pública leva para discussão o relatório preliminar de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santana do Riacho, através da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação – PME, realizou na última segunda-feira (11/06/2018), no Salão Paroquial da cidade, a audiência pública para discussão do Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação do PME, versão preliminar.

 

No evento, que contou com a participação de 125 pessoas, incluindo pais, alunos, profissionais da educação, prefeito, representantes dos legislativo, secretários municipais e demais pessoas interessadas no assunto, foi apresentado o relatório contendo dados, levantados pela Equipe Técnica de Monitoramento do Plano, que apresentaram o andamento das dezoito metas,  estratégias e evolução ou não dos indicadores.

 

O Plano Municipal de Educação criado pela Lei Municipal 632/2015, foi monitorado nesse período e a audiência pública traz para apreciação da comunidade os trabalhos executados pela Equipe Técnica e Comissão Coordenadora do Plano.

 

O relatório foi aprovado na íntegra, tendo sido ponto de discussão apenas a Nota Técnica de nº 07, que reduzia o investimento público em educação pública de 35% para 28% e os presentes na audiência acharam por bem chegar a um meio termo e passar esse investimento para 32%. Sendo assim será feita a alteração e essa Nota Técnica, juntamente com as demais, serão encaminhadas para o legislativo para possível alteração na Lei.

 

A Equipe Técnica e Comissão Coordenadora do Plano considerou que o evento foi um sucesso pela grande participação e pelo empenho de todos na realização dos trabalhos. A comunidade riachense está de parabéns por entender que educação se faz com a participação de todos.

REUNIÃO COMTUR E CODEMA

Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente realizam reuniões mensais
No dia 14 de maio de 2018, os Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) e de Defesa e
Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) se reuniram na Sala de Cultura, no distrito da Serra
do Cipó, para tratar assuntos importantes para o município.
As reuniões acontecem mensalmente, as segundas segundas-feiras e tem como participantes
conselheiros que representam o poder público e a sociedade civil. Estas são abertas à
participação da população e as atas das mesmas são disponibilizadas no site da Prefeitura.
Na oportunidade, a nova Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Priscila Rios Martins, foi
apresentada aos presentes.
Acompanhe os Conselhos de Santana do Riacho e participe da gestão do município.